Gianluca Petecof anda entre os líderes e sai da primeira etapa como melhor estreante da F4 Alemã

Brasileiro da Academia Shell Racing briga pelo pódio em Oschersleben e permanece entre os dez primeiros do campeonato da F4 Alemã

Depois de pontuar nas duas primeiras corridas da Fórmula 4 Alemã, Gianluca Petecof teve uma prova bastante movimentada neste domingo em Oschersleben e brigou pelo pódio até os minutos finais, terminando a rodada tripla como melhor estreante do campeonato, em nono.

Petecof largaria na primeira fila, mas, devido a uma punição a outro piloto, foi promovido a sexto na etapa de sábado e, pela regra do grid invertido entre os oito primeiros, caiu para terceiro no grid da prova de domingo.

O brasileiro caiu para quarto após a largada mas sempre esteve próximo do terceiro colocado Andreas Estner. Gianluca também não permitiu a Enzo Fittipaldi um ataque mais contundente e entrou nos cinco minutos finais da prova brigando pelo pódio.

Quando faltavam quatro minutos para o fim, Gianluca viu uma brecha para passar Estner na freada para a última curva, mas o alemão fechou a porta e os carros se tocaram. O piloto da casa levou a pior e os comissários locais decidiram punir o brasileiro com um drive through. Mas, como não havia tempo para o cumprimento da pena, Petecof teve um acréscimo de tempo aplicado após a bandeirada.

Apesar do contato, Petecof permaneceu na pista, em quarto, e tentava passar Charles Weerts, mas foi jogado para fora do traçado na última volta. O brasileiro cruzou a linha de chegada em nono, mas com o acréscimo de tempo, caiu para 15º

No próximo fim de semana, Gianluca estreia na Fórmula 4 Italiana, no circuito de Adria. Pelo Alemão de F4, Petecof volta a competir nos dias 5 e 6 de maio, em Hockenheim.

O que disse Gianluca Petecof:

“Faltou um pouco no fim, mas acho que tinha que ir para cima mesmo e tentar a manobra. No meu modo de ver -não é questão de culpa de um ou de outro- foi algo calculado na brecha disponível. A posição no pódio estava ao meu alcance. Mas por circunstâncias do momento não deu certo. Depois no final eu já estava à frente de outro piloto quando me acertou. Então foi um fim de semana interessante, que deu para aprender muita coisa em termos de dinâmica de corrida. É bem diferente do kart, tem a questão aerodinâmica, que compromete o rendimento do carro que vai ficando para trás. Então isso ressalta muito a importância do quali. Mas acho que tudo o que a gente precisava aprender e vivenciar no começo conseguimos. Na semana que vem começa o campeonato Italiano em Adria e vamos com tudo.”

Classificação do campeonato:

1º L.Zendeli – 50 pontos
2º E.Fittipaldi – 45
3º F.Vesti – 36
4º O.Caldwell – 30
5º C.Weerts – 24
6º M.Wishofer – 22
7ºL.Lorandi – 21
8º L.Lawson – 15
9º G.Petecof – 12
10º N.Krütten – 12

Por Luis Ferrari / Fotos Prema Powerteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *