F-1 Últimas Notícias Nas- Últimas Notícias

F1/Nascar: Evento promocional reúne os pilotos Tony Stewart, Kevin Magnussen e Romain Grosjean no Circuito das Américas

Com a aproximação do GP dos Estados Unidos da Fórmula 1, um super evento especial de testes ocorreu nesta data (31/10) no circuito das américas, envolvendo os pilotos Tony Stewart, Kevin Magnussem e Romain Grosjean.

Revisão Francisco Brasil e Marcos Amaral

É de conhecimento geral de que a equipe Haas F1, que conta com Grosjean e Magnussem como pilotos na principal categoria do automobilismo mundial, possui todas as suas raízes nos Estados Unidos e, para ser mais preciso, na NASCAR, em parceria com o próprio Tony Stewart e formando a Stewart-Haas Racing que, com seus 4 Ford Mustang de Kevin Harvick, Aric Almirola, Clint Bowyer e Daniel Suarez representa uma das grandes equipes da categoria.

Ex piloto e com campeonatos conquistados não só na NASCAR, como também na Fórmula Indy, Tony Stweart, após 3 anos de aposentadoria, deixou a área do infield, tirou o pó das sapatilhas e retornou ao seu icônico carro 14 para fazer aquele grande motor V8 berrar alto uma vez mais.

Foto twitter.com/StewartHaasRcng

A ideia, apesar de evidentemente promocional era a de que o bom e velho Smoke, apelido carinhoso dado a Tony Stewart na NASCAR, ensinasse aos jovens pilotos da Fórmula 1 como guiar um Stock Car no circuito misto das Américas.

Para tal, um assento extra foi colocado ao lado direito do carro para que, antes que pudessem finalmente acelerar aquela super máquina de cerca de 750 cavalos, tivessem uma noção da mesma andando ao lado daquele que já havia conquistado nada menos do que 3 títulos daquela categoria máxima do automobilismo norte americano.

Foto twitter.com/TonyStewart

Mesmo diante de tanta experiência dos pilotos a Fórmula 1, era notória a apreensão dos mesmos quanto a pilotagem naquele novo ambiente.

Dias antes do evento, em declaração dada a imprensa, Magnussen afirmou que “um stock car praticamente não tem downforce, então não faço nem ideia de como vai ser”. Em continuidade, declarou o seguinte: ”Nunca pilotei um carro da NASCAR antes. Tenho certeza de que vai ser muito diferente do outro carro que costumo pilotar no Circuito das Américas. Vai ser uma experiência muito interessante. Um carro da NASCAR é algo icônico e sempre estive curioso para testar. Claro que ele funciona melhor em um oval, mas eles também correm em mistos. Vai ser interessante ter um pouco de diversão”.

Não muito longe desta realidade, Grosjean havia afirmado que “acho que só precisamos frear um pouco mais cedo do que de costume num carro de F1. Veremos como o motor responde ao uso do acelerador. Mal posso esperar. O barulho vai ser ótimo. Acho que vai ser uma boa experiência, além de que ter o Tony Stewart nos ajudando e dando conselhos vai ser incrível”.

Foto twitter.com/StewartHaasRcng

Como o frio na barriga vale para todos, Tony Stewart declarou que, “é difícil acreditar que já se vão três anos desde a última vez que pilotei um stock car, só que ver algumas das corridas em mistos, principalmente no roval de Charlotte, certamente aumentou meu interesse”, em complemento, o Smoke ainda acrescenta que: “Esse vai ser um bom jeito de matar a vontade. Nunca estive no COTA. Tudo que sei é o que vi na TV e no iRacing. Eu gosto. Mesmo depois de duas décadas na NASCAR, ainda há coisas novas para se experimentar. Nunca pilotei nessa pista, enquanto o Kevin e o Romain nunca nem andaram em um stock car”.

Foto twitter.com/StewartHaasRcng

E quanto a isso era verdade, uma vez que, enquanto ambos os pilotos da Fórmula 1 conheciam muito bem o circuito em que andavam, desconheciam por completo o carro que iriam guiar, sendo que, para Stewart, a sensação era absolutamente inversa, visto que tinha pleno conhecimento do carro de sua equipe, sem jamais ter andado naquele circuito.

Expectativas à parte, o grande dia finalmente chegou e era hora de acelerar fundo este carro da NASCAR preparado especialmente para este evento.

As primeiras voltas no circuito for dadas com Stewart ao volante, mostrando de perto aos novatos as manhas e os segredos de pilotagem daquele stock car.

Em seguida foi a vez dos jovens pilotos da Fórmula 1 terem finalmente o primeiro contato com o universo da NASCAR, tão próximo da cultura norte americana.

Foto twitter.com/StewartHaasRcng

Os pilotos da Fórmula 1 conseguiram dar várias voltas no circuito e, ao final, acabaram por se render aos encanantos do carro, realizando os tão conhecidos “donuts”  realizados nas comemorações após as vitórias na categoria.

Foto twitter.com/StewartHaasRcng

De acordo com Smoke, o carro levado à pista possuía apenas uma configuração básica que ele disse que não estava ruim para aquela pista “mas seria muito bom. Ter um dia inteiro em que pudéssemos fazer muitas mudanças na primavera, alterações de barra e fazer o que fazemos em uma sessão de testes”.

Stewart disse ainda que “poder ir lá e dar voltas foi divertido. A parte triste é que é meio frustrante porque me dá vontade de voltar, e eu jurei que nunca mais voltaria a entrar em um carro da NASCAR quando me aposentasse

Ainda segundo ele “ser capaz de chegar a uma nova pista em que eu nunca estive antes. Eu nunca tinha visto uma volta inteira, não sabia qual era o layout da pista. Literalmente, um amigo meu me enviou um vídeo no YouTube de um carro Trans Am para que eu pudesse pelo menos ver como era uma volta. Isso foi há três dias. Duas noites atrás fui à casa de um amigo e entrei no iRacing e pelo menos pude dar voltas em um carro de computador

Foto twitter.com/StewartHaasRcng

Relembro que eventos assim não são necessariamente uma novidade, uma vez que, no ano de 2003, Jeff Gordon e Juan Pablo Montoya viveram a experiência de pilotar os carros um do outro em Watkins Glen.

Em 2011, o próprio Tony Stewart pilotou a McLaren de 2008 de Lewis Hamilton, enquanto este último viveu a emoção de guiar um carro da NASCAR.

Por fim, no final de 2018, Jimmie Johnson e Fernando Alonso também tiveram a experiência de guiar o carro um do outro, como restou noticiado à época aqui no PLANETA VELOCIDADE, através do link:JJXAL: FERNANDO ALONSO E JIMMIE JOHNSON DÃO SHOW EM ENCONTRO REALIZADO NO BAHRAIN.

Foto twitter.com/StewartHaasRcng

Ao fim, o que se viu, acima de tudo, foram garotos grandes se divertindo em seus brinquedos e reunindo um grande time em um único, não só de categorias absolutamente distintas, como de gerações também diferentes.

Que tenhamos mais momentos assim.

Foto twitter.com/StewartHaasRcng

Só para lembrar aos amigos da velocidade, neste próximo final de semana (03/10) a Fórmula 1 disputará o GP dos Estados Unidos neste mesmo circuito de Austin, no Texas, enquanto a NASCAR, com suas categorias Xfinity Series (02/10) e Monster Energy Cup Series (03/10), terão suas etapas válidas pelos playoffs no circuito oval de 1,5 milhas do mesmo estado norte americano, qual seja, o Texas.

Até lá!

Alex Leonello Teixeira
Twitter: @alexleonello

Foto destaque twitter.com/StewartHaasRcng

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *