F-1 Últimas Notícias

Formula 1: Após quatro etapas, uma pergunta. Existe mesmo duas forças?

  •  
  •  

Chegamos em Barcelona com esta pergunta em mente, pois, após um início tão devastador da Mercedes com 4 dobradinhas, nos questionamos se a Ferrari realmente terá forças para reagir.

Escrevo este texto exatamente entre o TL1 e TL2 do GP da Espanha e claro que fiz questão de perder o TL1 para não ser influenciado. O que tenho de dados até aqui são as quatro vitorias da Mercedes e o incrível feito, até o momento, de Valteri Bottas que lidera o mundial de pilotos por 1 ponto.

Aqui mesmo em Barcelona a Ferrari durante a pré-temporada, colocou uma “pulga atrás da orelha” da Mercedes e uma inesperada euforia em sua torcida ao dominar de forma contundente os testes. Houve quem dissesse que a Mercedes estivesse “escondendo o jogo”, eu particularmente não consigo conceber que uma equipe como a Mercedes entraria de “salto alto” numa pré-temporada, com um carro novo e tendo colhido dados apenas em simuladores e túnel de vento.

O domínio que a Ferrari demonstrou durante os testes, este sim pode ter feito a equipe Italiana achar que dominaria as primeiras corridas, e creio que este domínio fez com que a Mercedes imediatamente reagisse a ponto de ter este domínio até aqui.

Outro fator crucial para este início ruim da Ferrari é que tradicionalmente a equipe opta por deixar claros os postos de primeiro e segundo piloto, e neste caso, o segundo piloto Charles Leclerc teve um início melhor que o de Vettel, porem a Ferrari não vem sabendo lidar com esta superioridade de Leclerc, muito menos com a falta de combatividade de Vettel. No último GP isso ficou evidente, Vettel teve um GP do Baku totalmente apagado, enquanto o companheiro dominou todos os treinos livres e mesmo cometendo um erro de principiante no Quali, durante a corrida mais uma vez foi um dos destaques.

A Mercedes opta por deixar a dupla decidir na pista, pelo menos nas primeiras corridas, com isso, vê seus dois pilotos liderarem o campeonato e abre cada vez mais vantagem na liderança do Mundial de Construtores.

M182604

O GP de Barcelona será fator determinante para a Ferrari, se vencer a corrida com qualquer um de seus pilotos, ainda assim deixara a impressão de que o carro é bom apenas na pista Espanhola, mas mostrará o que pode ser um início de uma reação. Se a Mercedes vencer mais uma será o maior domínio imposto por uma equipe num início de temporada nos últimos tempos da Formula 1.

Aquele que parecia ser o ano da Ferrari, pode se tornar o maior pesadelo da equipe vermelha, e justamente em Barcelona.

Vamos aguardar.

Fotos Divulgação/Internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *