F-1 Últimas Notícias

Formula 1: Por um momento o mundo esqueceu que Vettel errou.

  •  
  •  

Uma vitória, que seria dura, mas que viria, foi perdida, não por uma decisão dos comissários, mas sim por mais um erro de Sebastian Vettel.

Opinião Regii Silva:

Quem não gostaria de ver uma vitória da Ferrari? Creio que até mesmo os torcedores da Mercedes gostariam de vencer um campeonato onde houvesse disputa, que o título não venha com tanta facilidade, ainda que essa facilidade seja construída com muita competência.

É muito ruim que uma corrida que poderia marcar a reação da equipe Italiana, tenha sido definida fora da pista, por uma punição que, ainda que esteja correta, acaba jogando um balde de agua fria nos quase 300 mil espectadores, e milhões de pessoas ao redor do mundo. E imediatamente, estes milhões de pessoas, incluindo jornalistas, narradores e comentaristas, se esqueceram de um detalhe muito importante, não haveria punição se não houvesse um erro de Sebastian.

Em menos de um ano, este foi o segundo erro de Vettel liderando uma corrida, já vimos esta cena no GP da Alemanha em 2018. Naquela ocasião enquanto liderava a corrida, Vettel perdeu o controle de sua Ferrari na pista molhada e acabou parando na brita.

Julgar o tetracampeão eu não vou, mas me reservo o direito de não julgar a decisão dos comissários. Se eu puniria? Jamais, não seria eu a pessoa que iria me aparecer mais que os pilotos, donos do espetáculo. Corrida se ganha ou se perde na pista, mas se manter na pista também é obrigação de quem deseja vencer.

A partir do momento que a corrida foi decidida fora da pista, fica fácil se deixar levar pelo espetáculo que se viu, Vettel deixando o carro fora da posição, se recusando a dar entrevista, trocando a placa em frente os carros, enfim, Sebastian soube capitalizar encima do que houve, indignado, defendendo Lewis das vaias e jogando toda a responsabilidade da derrota, não sobre seu erro, e sim sobre a decisão dos comissários.

Dito isso, o GP do Canadá como um todo foi muito bom, e o próprio desfecho da corrida acaba ajudando, a rivalidade entre Ferrari e Mercedes só aumenta, o clima entre Vettel e Lewis também ajuda para que o piloto Alemão a partir de agora lute ainda mais por uma reação. O até aqui apático Vettel parece ter se transformado após a punição, já mostrou isso nas atitudes pós corrida e isto é ótimo para a sequência do campeonato.

A Ferrari sai favorecida de Montreal, obvio que era melhor ter ganhado a corrida, mas o clima causado após a bandeirada acaba maquiando as deficiências da equipe Italiana, que errou novamente na estratégia de Charles Leclerc, não teve um comportamento bom com os pneus duros e viu a aproximação de Hamilton a ponto de ficar por diversas voltas dentro da zona de abertura da asa, tanto que no erro de Vettel, Hamilton estava tão próximo que o Alemão não teve alternativa senão deixar o carro escorregar para cima da Mercedes.

Certa ou errada, a punição se deu a partir de um erro, que fez com que Vettel saísse da pista, não fosse por isso, os comissários nem seriam lembrados, este é o detalhe que o mundo da Formula 1 parece ter, por um momento esquecido.

Fotos Twitter.com/F1

14 Responses

  1. Penso diferente, a punição foi injusta, tanto que Hamilton disse que foi coisa de corrida.

    1. Bom dia Natal
      Realmente teria sido bem mais interessante se Vettel tivesse ganho, para o campeonato seria muito saudável, mas, põe um erro, não ao voltar para pista, e sim, por ter saído da pista. Daí pra frente é interpretação dos comissários.
      Abraço

  2. Perfeito.. Isso mesmo.. Errou e deu chilique com o propósito de fazer todo mundo esquecer o erro que ele cometeu.. Infelizmente deu certo. Pelo menos em partes… De culpado e paspalhão se tornou uma “vítima”… Mas a vitória ele não levou.

  3. Hamilton disse que não gostaria de ganhar dessa forma pois prefere disputar na pista. Mas disse também que achou a punição justa. Natel.

    1. É, na verdade ninguém quer vencer desta forma, mas venceu, e no final o que conta são os pontos, se fosse ele no lugar de Vettel faria o mesmo também, qualquer um faria, mas o fato de qualquer um fazer, não quer dizer que seja a decisão correta.
      Grande abraço

  4. Muito bom seu comentario sobre erro de vettel.
    Pois sem sem erro sem punição sem punição seria Vitória mas …
    Ė mais uma vez a estrela de Hamilton se fez .

  5. Perfeito. Melhor matéria sobre o assunto até agora. Parabéns…

  6. Na verdade foi um erro. Acredito que nas normas da corrida, o piloto não poderia ter saído com as quatro rodas fora da pista. Talvez se ele tivesse saído somente com as duas rodas, acho que ele não seria punido.

    1. Pois é, a punição é tudo o que veio depois acabou encobrindo mais um erro sob pressão.

      Valeu, obrigado por comentar

  7. Errou, ao voltar a pista empurrou Hamilton, os comissários fizeram o seu trabalho, ajuizaram bem. Não foi bom para o espetáculo mas temos que aceitar.

    1. Exatamente, a punição se deu a partir de um erro, se tivesse deixado espaço não seria punido.

      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *