F-1 Últimas Notícias

Fórmula1: No primeiro dia de treinos, Leclerc e Verstappen ditaram o ritmo.

  •  
  •  

A sexta-feira em Sochi, teve no TL1 Charles Leclerc com a primeira posição seguido de Max Verstappen. Já no TL2 os jovens pilotos inverteram as posições, com o piloto Holandês assumindo o posto de mais veloz do dia.

Colaboração e Revisão Francisco Brasil

Os pilotos falaram sobre o primeiro dia de treinos.

Mercedes

Valtteri Bottas #77

“É sempre divertido dirigir nessa pista, mas infelizmente o outros foram um pouco rápidos que nós hoje. Tiramos um saldo positivo do carro, eu estava apenas lutando com a aderência geral. Tudo mais parecia ok, mas obviamente precisamos encontrar alguns ganhos, se quisermos estar na luta pela pole amanhã. Vamos revisar os dados hoje à noite para ver o que podemos fazer melhor. Os pneus são fundamentais para um bom desempenho nesta pista e precisamos tentar extrair mais dos pneus macios em uma única volta, mas nosso desempenho nos pneus médios e duros parecia relativamente decente. Espero chuva amanhã, eu acho que poderemos ter uma chance melhor na qualificação em piso molhado.”

Lewis Hamilton #44

“Foi um dia de descoberta e exploração. Não começamos muito ruim, mas enquanto estamos melhorando, os outros fizeram grandes progressões e melhoraram muito mais rápido do que nós. Nosso ritmo foi um um pouco melhor no TL2, mas ainda não está onde queremos estar. Vamos trabalhar muito até tarde esta noite para entender o que podemos fazer melhor e fazer algumas mudanças no carro para amanhã. É bom ver a concorrência indo bem, mas naturalmente queremos estar lutando com eles, e é para isso que estamos trabalhando. Vai ser um dia difícil amanhã, mas espero que esteja chovendo. Eu não acho que já dirigimos aqui na chuva, o que tornaria bastante interessante.”

Ferrari

Charles Leclerc # 16

Foto ScuderiaFerrari.com

“Foi um bom dia. Embora tenhamos algum trabalho a fazer quando se trata de nosso ritmo de qualificação, nosso ritmo de corrida foi muito positivo. O layout da pista pode ser enganoso, pois possui muitas curvas semelhantes. Mas é complicado montar o carro, porque o primeiro e o segundo setores são rápidos e, quando você chega ao terceiro setor, os pneus não estão mais na melhor forma. Existe uma grande diferença de equilíbrio do começo ao fim da volta. Você precisa encontrar um bom compromisso na configuração, que permitirá que você alcance o melhor tempo da volta sem sacrificar o ritmo da corrida. Hoje testamos um pouco nas duas direções e acho que encontramos o caminho.

Nossos concorrentes são fortes e precisamos continuar trabalhando o máximo possível para manter o ritmo dos últimos fins de semana de corrida. ”

Sebastian Vettel # 5

“Meu dia não foi perfeito, pois à tarde lutei um pouco para encontrar o equilíbrio certo e, portanto, não entrei no ritmo. Acho que podemos melhorar amanhã, tentando coisas diferentes, e agora precisamos decidir o que manter e do que nos livrar.

Acho que precisamos trabalhar mais no carro e depois veremos se somos competitivos. É muito cedo para dizer qual é a ordem hierárquica e teremos uma idéia melhor de onde estamos amanhã. Não sei sobre a previsão do tempo, mas quanto mais perto estivermos da frente, melhor será. Enfim, temos os pneus para qualquer que seja a situação.

Para resumir, acho que podemos melhorar, em particular em termos de equilíbrio. Espero que amanhã estejamos do lado bom das coisas. ”

RBR

MAX VERSTAPPEN #33

SINGAPORE, SINGAPORE – SEPTEMBER 22: Third placed Max Verstappen of Netherlands and Red Bull Racing celebrates on the podium during the F1 Grand Prix of Singapore at Marina Bay Street Circuit on September 22, 2019 in Singapore. (Photo by Clive Mason/Getty Images) // Getty Images / Red Bull Content Pool // AP-21NB2DR391W11 // Usage for editorial use only //

“Hoje foi muito positivo e o carro funcionou muito bem nos dois pneus (Macios e Médios). Seguimos o nosso próprio programa, tentamos várias coisas em termos de configuração e conseguimos um bom equilíbrio, especialmente no último setor, mas mesmo o primeiro setor com a reta longa parecia competitivo. Quando você se sente bem com o carro, ele ganha vida no último setor, o que é muito bom depois do estranho fim de semana que tivemos em Cingapura. 

Parece que pode chover amanhã, para que também misture as coisas, mas espero que o carro também funcione bem nessas condições. É claro que tentaremos fazer o nosso melhor na qualificação, pois a penalidade de cinco lugares no grid será aplicada após a sessão, por isso ainda é muito importante ser rápido, mas pelo menos você pode ultrapassar por aqui e, se for rápido, poderá ganhar posições. É apenas sexta-feira e muito cedo para fazer previsões, pois todos irão melhorar, mas é um começo muito positivo.”

ALEX ALBON #23

SINGAPORE, SINGAPORE – SEPTEMBER 21: Alexander Albon of Thailand and Red Bull Racing prepares to drive in the garage during final practice for the F1 Grand Prix of Singapore at Marina Bay Street Circuit on September 21, 2019 in Singapore. (Photo by Mark Thompson/Getty Images) // Getty Images / Red Bull Content Pool // AP-21MYVFE9N2111 // Usage for editorial use only //

“O TL1 correu bem esta manhã, mas no TL2, tive alguns danos no assoalho depois de sair da curva 4, o que significa que perdemos algumas voltas, o que foi uma pena. Isso atrasou as coisas e, quando voltamos, foi um engarrafamento interminável com todo mundo em sints longos, o que não me ajudou a dar voltas limpas.

Tentei ficar o mais longe possível dos problemas e ouvi que Bottas estava logo atrás de mim, mas eu não sabia que Lewis estava logo atrás dele, e por isso foi meu erro entrar no caminho dele. Foi apenas uma dessas coisas, mas eu não diria que foi um desperdício de uma sessão, pois definitivamente há coisas que aprendi por aí. É encorajador ver onde Max está e ver o carro voltando a ser competitivo novamente. Eu acho que o carro é rápido e o ritmo é bom. Eu só preciso trabalhar do meu lado e ter uma corrida mais limpa amanhã. Estou adquirindo confiança com o carro e isso leva tempo, mas comparado a Cingapura, acho que estamos bem. “

McLaren

CARLOS SAINZ # 55

Foto McLaren.com

“Sexta-feira difícil durante as duas sessões de hoje. Tentamos experimentar configurações diferentes que não funcionaram e o tráfego arruinou nossas melhores voltas. Não estamos onde queremos e temos trabalho pela frente.

De qualquer forma, estamos prontos para o desafio, embora hoje as coisas sejam difíceis para o fim de semana. As condições mudarão amanhã com uma alta probabilidade de chuva, por isso vamos ver o que podemos fazer.”

LANDO NORRIS # 4

Foto McLaren.com

“Não foi um dia ruim. Estou sofrendo com o carro porque está um pouco imprevisível de tempos em tempos, facilitando cometer erros. Ainda não estou tão confortável com o carro quanto em Cingapura, por exemplo.

Avançamos entre as sessões e agora vamos trabalhar duro à noite para obter melhorias”.

Renault

Nico Hulkenberg #27 

Foto media.renaultsport.com

“Foi uma boa sexta-feira para nós hoje. Eu gosto do layout, bem ritmado, e foi bom encontrá-lo. Não foi um dia ruim em geral. O carro parecia bem colocado e eu imediatamente me senti confiante ao dirigir. Não fiquei tão feliz à tarde, onde alteramos algumas configurações que iremos revisar e procurar melhorar, mas no geral não foi ruim e estou otimista. “

Daniel Ricciardo #3

Foto media.renaultsport.com

“Começou muito bem hoje, mas o incidente no final do TL1 nos fez perder algum tempo à tarde. Os mecânicos fizeram um ótimo trabalho reparando o carro tão rapidamente. Ainda temos trabalho, mas não estamos mal posicionados com apenas alguns detalhes para afinar. Eu acho que posso melhorar em algumas áreas, então há mais por vir. Os pneus traseiros estão sofrendo aqui e estamos tentando encontrar o equilíbrio certo. Não estou muito preocupado, Nico teve um bom ritmo e acho que tudo ficará bem amanhã.”

Toro Rosso

Pierre Gasly #10

Preview russian Grand Prix 2019 with Pierre Gasly Scuderia Toro Rosso

“Foi realmente uma boa sexta-feira. Estou feliz com o progresso que fizemos entre o TL1 e o TL2, pois parece ter ido na direção certa. Terminamos o dia com o sexto tempo mais rápido, o que é sempre positivo, mas acho que olhando para a nossa situação com a penalidade no domingo, precisamos realmente garantir que temos um carro de corrida forte e priorizar o domingo em comparação com o sábado. Há muito o que analisar esta noite, mas foi um dia positivo no geral. “

Daniil Kvyat #26

Preview russian Grand Prix 2019 with Daniil Kvyat Scuderia Toro Rosso

“Não era um começo ideal para o dia no primeiro TL1; portanto, no TL2, tivemos que recuperar a quilometragem perdida e tentar algumas coisas que não poderíamos tentar no TL1. Eu precisava me familiarizar com a pista e encontrar minhas referências novamente, o que fiz, e acabamos tendo uma sessão produtiva no TL2.

Cobrimos tudo o que planejávamos fazer, por isso estamos preparados para amanhã. No final, completamos um número decente de voltas para nossa análise de longo prazo e esperamos ter dados suficientes para entender o que precisamos para a corrida. Sempre há chances, então faremos o possível para aproveitá-las. Sabíamos que o nosso fim de semana já estaria comprometido com a penalidade que estamos tomando. No entanto, faremos nosso trabalho e veremos até onde podemos subir no grid no domingo. ”

Racing Point

SERGIO PEREZ #11

Foto RacingPointF1.com

“Um dia promissor. Acho que foi a nossa melhor sexta-feira da temporada em termos de compreensão e progresso. Fizemos muito trabalho aerodinâmico e estou muito satisfeito com o dia. Estou ansioso para amanhã e domingo. As condições podem mudar a qualquer momento, por isso temos que estar prontos para reagir ao clima, tentar encontrar alguns décimos e devemos lutar por uma posição forte. ”

LANCE STROLL #18

Foto RacingPointF1.com

“Estou feliz com hoje e o carro está se comportando bem. Ainda há algumas coisas a serem trabalhadas em termos de equilíbrio, mas parecemos bastante competitivos no momento. Tudo pode acontecer amanhã e pode haver um pouco de chuva na mistura também. Cingapura foi a primeira corrida com o novo pacote e às vezes leva mais de um fim de semana para encontrar um bom equilíbrio. Ainda precisamos trabalhar em algumas coisas, mas não estamos em más condições. “

Alfa Romeo

Kimi Räikkönen #7

Foto sauber-group.com/motorsport/formula-1/

“Era uma sexta-feira bastante regular e o carro estava bem. Hoje, os tempos de volta não importam muito, passaremos por todas as reuniões e análises habituais hoje à noite e veremos o que podemos fazer amanhã. Existe uma ameaça de chuva para a qualificação, mas não influenciou o trabalho que fizemos hoje. Vamos ver o que acontecerá quandi entrarmos no carro e nos adaptarmos a ele. “

Antonio Giovinazzi #99 

Foto sauber-group.com/motorsport/formula-1/

“Foi uma boa sexta-feira, mesmo que o tempo de volta não mostre. Cometi um erro na última volta, por isso estamos um pouco mais atrasados ​​do que deveríamos estar. O foco agora está em encontrar a melhor configuração hoje à noite e obter um bom resultado na classificação. Pode chover amanhã, então as condições podem ser muito diferentes. Se for esse o caso, espero que possamos ter um TL3 molhado para entender o que podemos esperar, mas no final é o mesmo para todos. Vamos ver o que podemos alcançar: nosso objetivo ainda é um lugar no Q3. Só precisamos continuar trabalhando duro e tirar o melhor proveito do carro.”

Haas

Romain Grosjean #8

Foto media.haasf1team.com

“Foi realmente muito bom hoje. Eu estava em P10 no TL1, depois no TL2 não tive uma volta com os pneus macios – tive alguns problemas, empurrei a parte traseira da altura da direção o mais baixo que pude, mas isso criou um bloqueio. Eu acho que foi um bom dia. O ritmo de longo prazo não parecia muito ruim e o carro parecia bom. Também fizemos alguns testes aerodinâmicos hoje, mudando a asa dianteira e coisas assim. Estamos trabalhando em algumas coisas que podemos fazer para amanhã, mas estamos muito felizes com a surpresa. “

Kevin Magnussen #20

Foto media.haasf1team.com

“Não é tão ruim, não é tão bom. Acho que estamos onde esperávamos, eu acho. Parecemos bem a longo prazo, pelo menos na primeira temporada, na verdade não fizemos muito na segunda temporada. Estendemos a primeira corrida para tentar aprender mais sobre o pneu macio. Parece bom, mas poderia ser melhor. Precisamos continuar aprendendo todas essas atualizações e analisar todos os nossos dados, mas espero que possamos chegar a um ponto em que possamos nos concentrar apenas do ponto de vista do desempenho “.

Williams 

George Russell #63

Foto williamsf1.com

“Estava um pouco escorregadio hoje, mas acho que é assim para todos. Eu não sou o maior fã deste circuito. A baixa aderência e, com todas as áreas de escape, não é tão assustador quanto alguns outros circuitos, mas foi bom e como esperávamos. Não estávamos tão bem com os pneus novos como devíamos ter sido. Fizemos a nossa volta mais rápida na terceira tentativa, em vez da primeira, por isso há espaço para melhorias. Nós somos muito lentos nas retas e essa pista tem uma reta longa para começar, então isso não está nos ajudando. Nosso desempenho hoje não foi tão bom quanto poderia ter sido melhor, e devemos estar mais próximos do que os tempos sugerem.”

Robert Kubica #88

Foto williamsf1.com

“Sochi é uma pista nova para mim, por isso é sempre bom experimentar novos desafios com diferentes traçados. No entanto, hoje foi um dos dias mais difíceis ao volante, em termos de equilíbrio e aderência geral. Esse é o tipo de pista que você deve ter muita velocidade e as curvas são curtas. Você precisa de boa estabilidade na entrada e confiança no carro, o que ainda não temos. Precisamos verificar os dados e esperamos melhorar para amanhã.”

Foto Destaque: Divulgação/Internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *