F-1 Últimas Notícias

Fórmula1: “Tufão” Mercedes domina a sexta-feira em Suzuka.

  •  
  •  

As flechas de prata parecem estar retomando o caminho da vitória, e dessa vez puxada por Valtteri Bottas que liderou os únicos treinos antes da classificação.

Colaboração e Revisão Francisco Brasil

Com menos tempo de treino, vamos saber o que os pilotos têm a dizer:

Mercedes

Valtteri Bottas #77
Foto Divulgação/Internet

_TL1 1:28,731, Posição 1_

_TL2 1:27.785, Posição 1_

“Foi um dia muito positivo para nós. É sempre muito divertido pilotar esses carros nessa pista. Estou muito feliz com o carro em geral, me senti bem desde o início. Acho que ainda podemos fazer alguns pequenos ajustes para melhorar o equilíbrio do carro, mas no geral me senti bem tanto no curto quanto no longo stint. Usamos alguns pneus hoje pela falta dos treinos de sábado e o tempo ficou bom, por isso demos muitas voltas, o que é ótimo. Esperamos que o domingo seja próximo tanto na classificação quanto na corrida, por isso precisamos continuar pressionando. Temos um dia inesperado de folga amanhã, mas tenho certeza de que a equipe me manterá ocupado.”

Lewis hamilton #44
Foto Divulgação/Internet

_TL1 1:28.807, Posição 2_

_TL2 1:27.885, Posição 2_

“É incrível pilotar essa pista – nós temos um vento forte nos “esses” do primeiro setor que tem sido ótimo. Tem sido um bom dia geral, concluímos nosso programa, mas é um trabalho em

progresso – sempre há tempo para encontrar nessa pista, sempre há áreas que você pode melhorar. Valtteri mostrou um bom ritmo e parece que estamos em uma boa posição neste ponto do fim de semana. essa é uma pista que eu realmente gosto, então mal posso esperar para voltar ao carro. Analisaremos os dados hoje e amanhã para tentar nos colocar em uma boa posição para domingo.”

Ferrari

Charles Leclerc # 16
Foto ScuderiaFerrari.com

_TL1 1:29.912, Posição: 4_

_TL2: 1:28.141, Posição: 4_

“Aproveitamos ao máximo o nosso dia. Sabendo que a qualificação foi adiada para domingo devido às condições meteorológicas, todos abordaram os treinos livres de maneira um pouco diferente do habitual, especialmente para a segunda sessão. Não haverá FP3 neste fim de semana e, se não pudermos pilotar no domingo de manhã por qualquer motivo, os resultados do FP2 contarão para o grid inicial.

Nossos concorrentes estavam muito fortes hoje e ainda não estamos onde gostaríamos de estar. Não tenho muita certeza de onde estamos perdendo em termos de ritmo, mas sei que algumas das melhorias virão de mim trabalhando na direção.

O domingo estará ocupado, mas no final você sempre terá a mesma rotina antes de entrar no carro, a mesma mentalidade. Portanto, prosseguiremos como de costume, trabalhando duro para melhorar em todas as áreas e fazendo o melhor trabalho possível para trazer para casa um forte resultado.”

Sebastian Vettel # 5
Foto ScuderiaFerrari.com

_TL1 1:29.720, Posição 3_

_TL2 1:28.376, Posição 5_

“Hoje não foi tão ruim, pelo menos foi melhor do que parecia. Estamos em condições razoáveis, mas talvez não tenhamos um ritmo geral. Nossos rivais pareciam muito confortáveis ​​desde o início dos treinos e confirmaram esse ritmo no FP2. Acho que temos um pouco de espaço para melhorias, pois não foi uma sessão ideal, em termos de como usamos nossos pneus.

Não sei o que farei amanhã: relaxar e talvez praticar esportes indoor. No domingo, haverá um grande ponto de interrogação sobre o estado da pista, pois o vento e a chuva de amanhã terão efeito.”

RBR

Max Verstappen #3
(Photo by Clive Mason/Getty Images)

_TL1 1:30.046, Posição 5_

_TL2 1:28.066, Posição 3_

“Eu não estava totalmente feliz com o equilíbrio hoje, mas melhoramos muito do FP1 para o FP2, que você pode ver nos tempos da volta desta tarde. Ainda há melhorias a serem feitas e a Mercedes parece muito forte, o que não é surpresa nesta pista, mas fizemos uma boa recuperação a partir desta manhã. O novo combustível da Esso também parece ser um bom passo à frente em termos de potência, o que é realmente positivo. É apenas sexta-feira, então você não pode dizer onde estão todos, mas todos nós estávamos nos esforçando um pouco mais no FP2, caso a qualificação não aconteça no domingo e esse treino defina nossas posições na grade. Por causa do tufão, não estaremos no caminho amanhã, mas temos um dia inteiro para analisar os dados e provavelmente organizarei um torneio da FIFA com alguns dos outros pilotos. Não estou preocupado com a classificação e a corrida no domingo, pois isso não afetará minha abordagem. Não podemos mudar o clima e está fora de controle, então agora precisamos ver o que acontece no domingo.”

Alex Albon #23
(Photo by Mark Thompson/Getty Images)

_TL1 1:30.375, Posição:6_

_TL2 1:28.402, Posição:6_

“Estou muito feliz com o dia de hoje e estou amando a pista, então mal posso esperar para voltar lá. O setor um é realmente impressionante e estou me divertindo. Entrei rapidamente e estou me sentindo muito mais confortável do que em Sochi, mas ainda tenho trabalho a fazer. É a minha primeira vez pilotando aqui e não correndo amanhã significa menos tempo para eu aprender a pista que não é ideal. Isso vai nos prejudicar um pouco, mas é o mesmo para todos e vamos continuar com isso. A Mercedes é muito rápida e anda bem nas curvas, mas nosso carro está ficando muito melhor e não acho que o equilíbrio esteja muito longe. Estamos fazendo um bom progresso e ainda há um pouco mais por vir. Agora, basta ajustar as coisas para encontrar mais alguns décimos. Vamos ver se a qualificação acontece no domingo, pois o P6 talvez não seja exatamente o que queríamos. Se estiver seco, espero estar no meio dos líderes, mas essa pista parece complicada no molhado, por isso, se chover, será um pouco mais difícil. No momento, não tenho nada planejado para amanhã, mas ouvi dizer que há um boliche em nosso hotel, então talvez façamos isso!”

McLaren

Carlos Sainz #55
Foto McLaren.com

_TL1 1:30.702 Posição 7_

_TL2 1:29.051 Posição 7_

“Acho que foi uma sexta-feira positiva – depois de um pequeno ataque cardíaco no início do FP1! Conseguimos levar o carro de volta para a garagem, os mecânicos fizeram um ótimo trabalho para deixar tudo pronto e voltamos para completar nosso programa de corrida. O FP2 também foi intenso, mas estou feliz com o andamento das duas sessões. O carro parece bom e parecíamos competitivos.

No entanto, não participar amanhã significa que existem planos de execução diferentes hoje, portanto não podemos ter certeza de onde estão nossos concorrentes. Há um pouco de incerteza, mas estou confiante de que estaremos prontos para o domingo.”

Lando Norris #4
Foto McLaren.com

_TL1 1:31.001 Posição 10_

_TL2 1:29,358 Posição  10_

“Um bom dia. Tudo o que planejávamos fazer, terminamos. Fizemos os testes que precisávamos realizar: combustível alto, combustível baixo e obtivemos boas leituras e dados de tudo o que fizemos.

Eu só fiz o primeiro FP1 aqui no ano passado, então, em termos de direção, tenho um pouco de trabalho. Não estou tão confiante quanto gostaria de estar, então faremos algumas alterações antes do domingo para a qualificação – se acontecer. Ao melhorar minha direção e a configuração, podemos dar um passo à frente.”

Renault

Nico Hülkenberg # 27
Foto media.renaultsport.com

_TL1 1:31,426  Posição 13_

_TL2 1:30.334  Posição 18_

“Foi uma sexta-feira difícil para nós. Fizemos algumas mudanças entre as sessões que pareciam ajudar. Tivemos alguns problemas de equilíbrio com falta de aderência, principalmente no Setor Um, mas resolvemos isso para terminar o dia mais feliz. Os tempos não são estritamente representativos, pois ficamos fora de sincronia com os outros. E amanhã um dia de folga com a chegada do tufão, mas analisaremos tudo em detalhes e estaremos prontos para partir imediatamente no domingo.”

Daniel Ricciardo, # 3
Foto media.renaultsport.com

_TL1 1:31.563  Posição 14_

_TL2 1:29.859  Posição 17_

“Nos concentramos em correr o máximo possível hoje sabendo que amanhã será folga. Melhoramos o carro à tarde depois de uma manhã difícil e encontramos um progresso decente. Decidimos fazer algumas corridas longas e depois curtas no final da tarde. Infelizmente, as duas voltas com pouco combustível foram comprometidas com o tráfego – somos melhores do que o que dizem os tempos – e não acho que estamos muito longe de onde queremos estar. Espero que possamos ter uma boa qualificação e estar em melhor posição para correr no domingo.”

Toro Rosso

Daniil Kvyat #26
Preview russian Grand Prix 2019 with Daniil Kvyat Scuderia Toro Rosso

_TL1 1: 31.920 Posição 16_

_TL2 1: 29.512 Posição 12_

“Foi uma boa sessão, tivemos um FP2 produtivo, pois sabíamos que amanhã está cancelado, e tivemos um programa intenso um pouco diferente do habitual, estava muito ocupado e completamos muitas voltas. No FP1, não estávamos onde queríamos estar com o carro, mas no FP2 demos um bom passo e o carro se comportou melhor, o que foi um bom progresso. No geral, ficamos muito felizes com o carro e com o que conseguimos fazer no FP2, veremos se há espaço para melhorias no domingo, mas ir direto para a qualificação será interessante! As condições podem ser diferentes das atuais, pode ser mais ventoso, por isso leva um tempo para se adaptar e tudo se resume à rapidez com que você será capaz de encontrar seu ritmo.”

Naoki Yamamoto #38
Foto Divulgação/Internet

_TL1 1:32.018 Posição 17_

“Passei a sessão me acostumando com o carro; a potência é incrível! Fiquei muito surpreso, nunca senti tanta potência antes, então essa foi a maior diferença entre a Super Fórmula e a Fórmula 1. Aprendi algumas coisas sobre o carro e o equilíbrio, e dei o máximo de feedback possível à equipe. Este é o meu Grande Prêmio em casa e muitos fãs estão chegando a Suzuka, mesmo para o FP1 na sexta-feira! Fiquei realmente surpreso e gostaria de agradecer a todos os fãs da Honda e da Toro Rosso. Com certeza, eu queria ter um resultado melhor que o 17º, mas o mais importante é que não bati e forneço boas informações para os engenheiros. Desejo ao time um ótimo resultado neste fim de semana, especialmente Pierre, como ele me deu seu carro – sou grato a ele.”

Pierre Gasly #10
Preview russian Grand Prix 2019 with Pierre Gasly Scuderia Toro Rosso

_TL2 1:29.354 Posição 9_

“Foi uma manhã bem gelada do meu lado assistindo a FP1. É realmente ótimo guiar por Suzuka, uma das minhas pistas favoritas, e mesmo tendo apenas uma sessão, foi muito agradável e estou muito animado para o domingo. Sabíamos que o FP2 seria realmente importante, pois o sábado foi cancelado, por isso tentamos fazer o máximo possível de voltas. Fizemos uma combinação de qualificação e preparação para a corrida e conseguimos fazer muitas voltas e terminar com a nona volta mais rápida. No entanto, o carro era um pouco complicado, então precisamos estudar tudo o que testamos hoje, pois tudo bem, mas ainda podemos encontrar mais desempenho. Temos mais tempo do que o habitual para trabalhar e encontrar as melhores soluções para um domingo bastante movimentado.”

Racing Point 

Sérgio Perez #11
Foto RacingPointF1.com

_TL1 1: 30.810 Posição 8_

_TL2 1: 29.299 Posição 8_

“Acho que podemos estar bastante felizes com o desempenho hoje – certamente em comparação com as equipes que esperamos correr no domingo. Com a chuva chegando mais tarde hoje à noite e a qualificação cancelada amanhã, ainda há uma chance de a qualificação não ser realizada no domingo de manhã. Se isso acontecer, os resultados do treino de hoje formarão o grid. Se for esse o caso, o oitavo lugar não é um mau lugar para começar a corrida. Está perto no meio do grid – com meio segundo separando cerca de dez carros -, então será uma batalha fechada o que acontecer no domingo.”

Lance Stroll #18
Foto RacingPointF1.com

_TL1 1: 30.959 Posição 9_

_TL2 1: 29.597  Posição 14_

“Foi um bom dia. Acho que o carro está funcionando bem, mas precisamos ver o que acontece com o clima no domingo. Existem pontos de interrogação sobre se a qualificação vai acontecer – porque não sabemos se a tempestade terá desaparecido no domingo de manhã. Certamente tornou as coisas um pouco mais interessantes no FP2 e tivemos que pensar mais sobre a qualificação hoje. Com tudo cancelado amanhã, é uma sensação muito estranha. Não há uma quantidade enorme de coisas para fazer no hotel e não vamos sair. Acho que vamos assistir a alguns filmes até que o tempo melhore.”

Alfa Romeo

Kimi Räikkönen #7
Foto sauber-group.com/motorsport/formula-1/

_TL1 1: 31,307 Posição 12_

_TL2 1: 29,477 Posição 11_

“Foi uma sexta-feira bastante simples para mim. Fizemos um pouco mais do que planejávamos para compensar a falta do terceiro FP amanhã, mas no final a mudança de planos não nos afetou muito. Estamos fora dos dez primeiros e as diferenças são muito pequenas. Vamos tentar encontrar mais desempenho com os engenheiros, pois você sempre pode progredir após o treino, mas é impossível dizer para onde vamos nos classificar. Vamos apenas esperar e ver o que acontece no domingo – será fechado.”

Antonio Giovinazzi #99
Foto sauber-group.com/motorsport/formula-1/

_TL1 1:36.887 Posição 20_

_TL2 1:29.651 Posição 15_

“Perdemos a maior parte do FP1 devido a um vazamento hidráulico, que nunca é a melhor maneira de começar um fim de semana. Suzuka é uma pista nova para mim e bastante desafiadora, por isso teria sido importante ter o máximo de voltas possível: pelo menos, tentamos compensar o tempo perdido à tarde e tivemos uma boa quilometragem. FP2. Mesmo depois de apenas duas sessões, posso dizer que Suzuka é a melhor pista que eu corri na F1 até agora. Infelizmente, o tempo significa que vamos passar o dia amanhã parados e perder o FP3, o que não facilita meu fim de semana. De qualquer forma, lutaremos para encontrar a melhor configuração hoje à noite e obter um bom resultado na qualificação e na corrida no domingo.”

Haas

Romain Grosjean #8
Foto media.haasf1team.com

_TL1 1:31.283 Posição 11_

_TL2 1:29.553 Posição 13_

“Na verdade, acho que foi uma sexta-feira super emocionante. Eu acho que seria legal ter sábados assim, com o FP1 de manhã e depois o FP2 de tarde, onde você tem pneus extras e o resultado é a sua qualificação. Você pode trabalhar no carro e, ao mesmo tempo, esforçar-se muito, eu estava tentando coisas diferentes. Eu pensei que era um dia muito legal. Obviamente, há um pouco mais de pressão nisso do que em um treino livre. Hoje de manhã o carro estava bom, mas à tarde eu esperava que um pouco mais, queria ter mais três e quatro décimos. Nós simplesmente não tínhamos, é um pouco vergonhoso nesse aspecto. Continuaremos trabalhando e veremos se realmente temos qualificação no domingo de manhã ou não.”

Kevin Magnussen #20
Foto media.haasf1team.com

_TL1 1:31.785 Posição 15_

_TL2 1:29.749 Posição 16_

“Foi um pouco estranho, considerando que agora temos um dia cancelado amanhã. Tivemos que fazer isso um pouco no FP2, caso isso estabeleça nossa posição inicial – quem sabe se o domingo de manhã estará pronto para a ação. Espero que tenhamos mais uma chance, porque realmente não tiramos muito proveito dela. Foi interessante ter mais pneus e usar os do FP2, mas não fomos tão rápidos, nosso ritmo não foi ótimo. Vamos ver o que o tempo faz no domingo e partir daí.”

Williams

George Russell #63
Foto williamsf1.com

_TL1 1:33.800 Posição 18_

_TL2 1:31.071 Posição 20_

“Foi ótimo andar em Suzuka pela primeira vez. É um circuito incrível, um dos melhores que já dirigi. Fiquei bastante satisfeito com minhas voltas, embora o ritmo provavelmente não tenha sido tão forte quanto eu esperava. Fizemos muitos testes aerodinâmicos; no FP1, apoiamos as asas dianteiras nos dois carros para coletar mais informações, pois tínhamos sensores diferentes em cada um. Ainda não temos a análise completa, pois há muitos dados a serem coletados, mas os caras têm o dia todo amanhã para olhar para ver o que é o quê! Fizemos tudo o que queríamos hoje, para que isso acontecesse.”

Robert Kubica #88
Foto williamsf1.com

_TL1 1:33.484 Posição 19_

_TL2 1:30.916 Posição 19_

“Hoje foi um dia agitado, já que a qualificação foi adiada para domingo por causa do risco climático. Tivemos que fazer mais voltas e usar mais pneus, como todo mundo, por isso estava mais ocupado e mais variado do que o habitual. Não sabemos o que o tempo fará no domingo, por isso adaptamos nosso programa de sexta-feira, adicionando sints curtos com pouco combustível para obter um bom tempo de volta caso a qualificação seja cancelada. O domingo será um dia compacto, com muita ação e esperemos que o tempo melhore.”

Foto destaque Twitter/MercedesAmgF1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *