Fórmula Indy: Newgarden mostra força e faz pole em Long Beach. Palou e O’Ward caem no Fast-12!


Newgarden ignora prognósticos desfavoráveis e crava a pole em Long Beach!


Foi movimentado o treino de classificação da última etapa do ano da Indy! Enquanto Alex Palou e Pato O’Ward – líder e vice-líder do campeonato – caíram ainda no Fast-12, Josef Newgarden fez a pole e mostra que vai aproveitar as oportunidades para marcar o máximo de pontos possíveis para tentar ganhar este campeonato. Mesmo com uma matemática complicada para tal, Newgarden já garantiu o ponto extra pela pole e agora parte em busca de uma vitória que pode garantir o seu terceiro título na categoria.

Alex Palou tem na regularidade do ano seu grande trunfo para a corrida. O espanhol da Ganassi não precisa brigar por posições à frente do pelotão mesmo que Newgarden vença a prova. Precisa apenas do 11º lugar no final da prova que já garante o título sem precisar de combinações, o primeiro do carro #10 desde Dario Franchitti. Para Pato e Newgarden a situação já se torna mais complicada pois precisam de combinações de prova. Para o mexicano da Arrow McLaren ele precisa vencer a prova e já que perdeu o ponto extra pela pole, precisa garantir o máximo de pontos extras possíveis mais a vitória e contar com a chegada de Palou na 13º para trás.  Para Newgarden a epopéia começou bem com a conquista da pole, mas ele precisa de uma prova desastrosa de Palou e uma prova muito ruim de O’Ward além de ter uma atuação de gala para vencer a prova e conquistar todos os pontos extras.

Como foi o treino

Grupo 1 / Round 1

Palou já tratou de sair primeiro para pegar pista limpa no grupo 1 para garantir pista livre. Em seu grupo ainda estavam Newgarden e O’Ward fazendo deste o grupo mais forte que buscava um lugar no Fast-12. Andretti aparecia muito bem depois de liderar os treinos livres com Herta, com Alexander Rossi fazendo tempos na casa de 1.10. Enquanto isso, Dixon e Newgarden vinham na sequência na tabela de tempos.

No final já com os pneus alternate (vermelhos) os pilotos começaram a marcar tempos mais rápidos e Newgarden marcou 1.08,5 e foi para a ponta. Dixon veio na sequência trazendo Palou, O’Ward, Power e Hunter-Reay. Rossi que até então vinha fazendo um excelente treino surpreendentemente ficou de fora do Fast-12 ao ficar com a 8 colocação. Power que conseguiu passar para o Fast-12 entretanto vinha na sua última volta rápida e acabou batendo no carro de Jack Harvey que bateu no muro e ficou parado em um ponto perigoso. Ponto negativo de segurança uma vez que os bandeirinhas demoraram para agir o que poderia ter evitado o choque.

https://twitter.com/IndyCar/status/1441851442579443717?s=20

O choque entre Harvey e Power. Reprodução Twitter

Grupo 2 / Round 1

O grupo 2 vinha com Herta com os pneus primery (pretos) liderando os tempos sem surpresas enquanto Castroneves vinha fazendo um trabalho excelente. Porém estava claro que o carro do pupilo da Andretti estava muito arisco e por várias vezes ele precisava corrigir o carro para não bater mais forte no muro, uma vez que os toques nos muros foram recorrentes nesse treino com vários pilotos.

E um tanto quanto por azar, o piloto que havia liderado até então os treinos livres e mostrava um ótimo ritmo, acabou em sua última tentativa de tempo batendo um pouco mais forte no muro o que acabou fazendo com ele perdesse o ritmo da volta e isso acabou culminando com a eliminação ainda no round-1. Rosenqvist então para a ponta, tendo Pagenaud, Castroneves, Grosjean, Hinchcliffe e Ed Jones classificando-se para o fast-12.

Colton Herta: de favorito a eliminado ainda no round 1. Reprodução Twitter Indycar

Fast-12. Palou e O’Ward eliminados! Castroneves passa.

Nesta fase os pilotos que se classificaram nas 6 primeiras posições de seu grupo lutaram pelas 6 posições do “fast-6'' que irão brigar pela pole. Castroneves começou muito bem essa fase do treino e ficou na liderança por boa parte do tempo, enquanto Alex Palou e Pato O’Ward não conseguiram encaixar uma volta boa para levá-los à frente. Enquanto isso Grosjean brilhava com 1.08,1 levando consigo Dixon, Pagenaud, Castroneves que no final desta etapa ficou na quarta posição, com Newgarden ficando em quinto seguido de Rosenqvist. Pato acabou com a nona posição e Palou na décima. Apesar de não terem conseguido um bom tempo, muito por conta da escapada de Will Power que ficou parado na penúltima curva impedindo um tempo melhor de Palou, essa posição lhe dá o título independente da posição que Newgarden ou O’Ward terminarem a prova.

Fast-6. Newgarden mostra sua força!

Castroneves e Grosjean bem que tentaram mostrar força no começo do fast-6 fazendo um tempo um tanto quanto rápido com pneus duros. Ao mudar para os pneus alternate a tendência era que o brasileiro melhorasse o tempo, mas não foi possível, sendo superado então por Newgarden e Dixon que largam na primeira fila. Helinho larga em terceiro tendo ao seu lado Simon Pagenaud que será seu companheiro ano que vem na Meyer Shank. Felix Rosenqvist ficou com a quinta posição enquanto o futuro piloto do #28 da Andretti Romain Grosjean ficou com a sexta colocação.

A prova será transmitida pela TV Cultura amanhã ao vivo a partir das 16:15.

https://twitter.com/IndyCar/status/1441863371830165505?s=20

Newgarden conquista a pole! Reprodução Twitter Indycar

 

Renato Moraes

Autor

Renato Moraes

TAGS:
indy
LongBeach
race
racing