Nas- Últimas Notícias

NASCAR Monster Cup – Desencantou! Erik Jones vence em Darlington e garante sua vaga nos Playoffs, igual aos seus companheiros de equipe.

  •  
  •  

No último domingo, dia 01/09, depois de uma semana de descanso, a Monster Energy NASCAR Cup Series, voltou às pistas para a realização de sua 25ª etapa, válida pela fase regular de seu campeonato que, por sua vez, se aproxima do fim, para dar início aos playoffs.

O clima de festa não poderia ser maior, tendo em vista que o local da prove foi o circuito oval de Darlington, carinhosamente conhecido como a dama de preto (lady in black) e cuja tradicional atração é a utilização dos esquemas de pintura retrô em vários dos carros inscritos, como foi noticiado aqui no PLANETA VELOCIDADE e que pode ser revisto através do link NASCAR – O SHOW DOS ESQUEMAS DE PINTURA RETRÔ PARA A ETAPA DE DARLINGTON..

Com um grande trabalho realizado nos treinos classificatórios do final de semana, a pole position ficou por conta do jovem piloto William Byro, a bordo do seu Chevrolet Camaro nº 24 da equipe de Rick Hendrick.

Fonte: Divulgação/Internet

Como já havia acontecido em outras oportunidades desta temporada, a chuva resolveu das as caras em Darlington e, diga-se de passagem, caiu um mundo de água sobre a pista, em uma situação que antecedia a esperada chegada de um furacão naquela região dos Estados Unidos, já no dia seguinte.

Fonte: Divulgação/Internet

Com isso, era necessário que a prova ocorresse ainda naquela data e, mesmo com cerca de 3 horas de atraso, a pista havia sido seca e os pilotos recebiam a ordem de ligar os motores de seus carros.

Fonte: Divulgação/Internet

Com a bandeira verde finalmente agitada, foi dada a largada e William Byron é logo ultrapassado por Brad Keselowski (2), que assume a liderança.

Pouco depois foi a vez de Kurt Busch (1) ultrapassar Keselowski para assumir a liderança.

Amarela de competição volta 30, por conta de chuva que caía antes da prova e vários pilotos aproveitaram a oportunidade para buscar os boxes.

Kurt Busch manteve a liderança após a relargada e a primeira bandeira amarela por acidente veio com a rodada de Garrett Smithley (54), fazendo com que os ponteiros buscassem os boxes novamente.

Chase Elliott (9) relarga na frente, mas é logo ultrapassado por Kurt Busch que, sem maiores ameaças, recebe na frente a bandeira quadriculada verde e branca, vencendo o primeiro segmento da prova, com o heptacampeão Jimmie Johnson (48) na segunda colocação.

A bandeira verde foi acionada novamente com Kyle Larson na primeira colocação e, já na volta 140, Ryan Newman (6) roda após sofrer um toque de Daniel Suarez (41), provocando uma nova bandeira amarela.

Fonte: Divulgação/Internet

Corey Lajoie (32) também causou uma nova bandeira amarela, após rodar na pista.

Fonte: Divulgação/Internet

Após as paradas nos boxes, Kyle Busch (18) retorna à pista o líder.

BJ McLeod (51) ainda encontra tempo para acertar o muro e causar uma nova amarela na volta 198 fazendo com que os pilotos simplesmente conduzissem seus carros até a linha de chegada, para finalizar o segundo estágio da competição, vencido por Kyle Busch, seguido de seu irmão mais velho, Kurt Busch.

Fonte: Divulgação/Internet

A última parte da prova teve início com Kyle Busch na liderança e passou por um longo período sem intercorrências, obrigando os pilotos a fazerem suas paradas. Bandeira verde quando restava aproximadamente 100 voltas para o final.

Na volta 275, Daniel Henric (8) roda e causa um grande acidente, envolvendo os pilotos Michael McDolwell (34), Denny Hamlin (11), William Byron (24).

Fonte: Divulgação/Internet

Nos pit stops, Kyle Larson volta como líder, mas é ultrapassado por Erik Jones (20), com quem trava uma bela e emocionante batalha.

Fonte: Divulgação/Internet

Uma nova rodada de pit stops se deu sob bandeira verde.

Resistindo bravamente aos ataques de ambos os Kyles (Busch e Larson), Erik Jones seduz a dama de preto e segue firme para vencer as Southern 500, carimbando seu passaporte para os playoffs da categoria.

Fonte: Divulgação/Internet

Na segunda colocação concluiu a prova o piloto do Chevrolet Camaro nº 42 da equipe de Chip Ganassi, Kyle Larson e, em terceiro, cruzou a linha de chegada o campeão Kyle Busch, com seu Toyota Camry nº 18.

Fonte: Divulgação/Internet

OPINIÃO

Depois de seus três companheiros na equipe Gibbs (Denny Hamlin, Kyle Busch e Martin Truex Jr.), já terem conquistado nada menos do que 4 vitórias cada um, era esperada a oportunidade em que Erik Jones, o menino prodígio das categorias inferiores, também conquistasse ao menos uma, a fim de lavar a sua honra em meio aos “leões” que o rodeiam.

E não bastava vencer com oportunismo ou contando com a sorte, tinha que ser em grande estilo, em uma pista lotada e amada por todos os torcedores que, por sua vez, suportaram chuva, vento e frio, além de ignorarem a realidade da proximidade de um furacão na região.

E foi assim, como um furacão, que Jones chegou e superou a todos para gravar seu nome na história de Darlington, como mais um de seus nobres e grandes vencedores, confirmando a sua classificação para os playoffs. 

Cumpre mencionar que, assim como fez a Stewar-Haas Racing na temporada passada, a equipe de Joe Gibbs, neste ano, garante a classificação de seus 4 pilotos nos playoffs e promete vir muito competitiva e com chances reais de título.

Também pudera, uma vez que nada menos do que ¼ dos pilotos finalistas estão no seu time.

Enquanto a alegria sobra para uns, o desespero cai no colo de outros, uma vez que restam apenas 2 vagas nos playoffs, para serem decididas entre diversos pilotos que ainda não conquistaram vitórias nesta temporada.

E mesmo para aqueles que se encontram próximos da linha de corte, um excelente resultado na última prova restante da fase regular, a ser realizada em Indianápolis, é obrigação que se impõe, uma vez que, em caso de vitória de um piloto de classificação inferior, este certamente tomará a vaga de um daqueles que estavam praticamente classificados na data de hoje.

Não vai faltar emoção, velocidade e competição em Indianápolis, o maior templo do automobilismo mundial

PLAYOFFS

Restando apenas uma etapa para o final da fase regular, a situação atual dos playoffs da Monster Energy NASCAR Cup Series é a seguinte:

Fonte: Divulgação/Internet

Como já mencionado acima, a próxima etapa da Monster Energy NASCAR Cup Series ocorrerá no super oval de 2,5 milhas de Indianápolis, no estado norte americano de Indiana, no dia 08/09.

Até lá!

Alex Leonello Teixeira

Twitter: @alexleonello

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *