Nas- Últimas Notícias

NASCAR Monster Cup – Martin Truex Jr é o grande vencedor da milha monstro!

  •  
  •  

A 11ª etapa da Monster Energy NASCAR Cup Series, válida para a sua fase regular, estava marcada para o domingo, dia 05/05 no oval de 1 milha de Dover, no estado do Delaware, conhecida em seu meio como Monster Mile (milha monstro).

Ao invés do tradicional asfalto, a milha mostro tem o revestimento de seu piso em concreto e é uma pista muito veloz, disposta a receber os 750 cavalos de potência da principal categoria do automobilismo norte americano.

Vitorioso na etapa anterior, em Talladega, o jovem Chase Elliott e seu Chevrolet Camaro nº 9 deram um passo a frente e conquistara a pole position no grid de largada desta prova que, em verdade, completava uma rodada tripla das três principais categorias da NASCAR em um mesmo final de semana.

Contudo, o que se viu no domingo, em Dover, foi apenas muita chuva e, por conta daquele insistente dilúvio que se derramava sobre a pista, a direção na NASCAR foi obrigada a adiar a prova para a segunda-feira seguinte, no dia 06/05.

Assim, na nova data e hora marcada, o pano verde foi agitado na pista, dando início à prova.

Em que pese estar mantendo firme a liderança da Prova, Chase Elliott sofre, por várias vezes, a pressão de Joey Logano (22) e de Kyle Larson (42).

Rick Stenhouse Jr. (17) vai para o muro e causa uma bandeira amarela, neutralizando a prova e levando os ponteiros para os boxes, para reabastecimento e troca de pneus.

Após trocar apenas 2 pneus, Joey Logano (22) volta na frente, segura firme a liderança da prova e cruza na frente a linha de chegada e vence o primeiro segmento da competição.

Brad Keselowski (2), Chase Elliott (9) e Kevin Harvick (4) lutam pela liderança da prova, e o que se vê é uma grande aproximação de Martin Truex Jr. (19).

Após a parada nos boxes, Alex Bowman (88) ultrapassa Chase Elliott e assume a liderança da prova, até ver de perto o carro de Truex, que o ultrapassou para vencer o segundo estágio da prova.

Na volta 264, Danny Hamlin (11) perde o controle do carro, roda na pista e provoca mais uma bandeira amarela.

Ao fim, dominando a parte final da prova e resistindo a tudo e a todos, Martin Truex Jr. (19), mais líder do que nunca, recebe na frente a bandeira quadriculada, vencendo a etapa de Dover e conquistando sua segunda vitória nesta temporada.  

Na segunda colocação chegou o piloto do Chevrolet Camaro nº 88, Alex Bowman e, em terceiro, atingiu a meta Kyle Larson (42).

OPINIÃO

Em que pese ser evidente um ensaio de reação dos carros com motores Chevrolet, posto que começam a fazer certa frente aos da Toyota e da Ford, o fato é que, ao final, os padrões da temporada de 2019 se mantiveram, uma vez que a vitória da prova, mais uma vez, caiu nas mãos da equipe de Joe Gibbs.

Com espanto, se vê uma temporada em que a Stewart Haas Racing, que venceu com todos os seus 4 pilotos no ano de 2018, ainda não conquistou a vitória de nenhuma etapa e nem teve seus pilotos efetivamente próximos de tal triunfo.

Lembre-se que esta prova de Dover, na temporada anterior, foi vencida justamente pela mesma, com Kevin Harvick (4).

Ainda assim, em que pese o ranço que a conquista de vitórias por parte apenas de duas equipes pode causar, o fator mais interessante que deve ser mencionado neste texto não é esse, mas sim o de que vários pilotos reclamaram da dirigibilidade dos carros durante a prova, uma vez que os mesmos, embora tivessem entrado na pista com os motores com potencia total (cerca de 750hp), algumas novos elementos estavam inseridos nos carros, tais como os dutos de ar.

Kevin Harvick, ao final da prova, declarou que era difícil efetuar manobras no carro para a realização de ultrapassagens, uma vez que o mesmo era aerodinamicamente instável ao se aproximar de outro competidor, tornando muito complicado qualquer tipo de ataque.

Bem menos diplomático, o sempre polêmico Kyle Busch reclamou do mesmo problema, chegando a afirmar que o novo pacote aerodinâmico da NASCAR lhe dava nojo, mas que tudo o que ele poderia fazer era reclamar e criticar, mesmo afirmando saber que seus apelos pudessem chegar em ouvidos surdos, posto que tinha certeza de que na próxima prova do ano naquele circuito, as coisas permaneceriam inalteradas.

Alheio a tudo isso, Truex Jr. era só sorrisos, uma vez que, definitivamente havia se encontrado na equipe e conquistado sua segunda vitória na temporada, levando para casa, de quebra, o troféu do monstro que representa o circuito de Dover.

DOVER INTERNATIONAL SPEEDWAY, UNITED STATES OF AMERICA – MAY 06: #19: Martin Truex Jr., Joe Gibbs Racing, Toyota Camry Sirius XM wins at Dover during the Dover at Dover International Speedway on May 06, 2019 in Dover International Speedway, United States of America. (Photo by Rusty Jarrett / NKP / LAT Images)

A próxima etapa da Monster Energy NASCAR Cup Series ocorrerá no dia 12/05, no circuito oval de 1,5 milhas do Kansas.

Até lá!

Alex Leonello Teixeira

Twitter: @alexleonello

Fonte: Divulgação/Internet

One Response

  1. Bom dia parabéns pela reportagem! Mas por favor não se esqueça de colocar a hora da prova pelo horário de BRÁSILIA OK!

    Grande abraço!

    Robson mattiello

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *