Nas- Últimas Notícias

NASCAR reduz o downforce em pistas curtas e mistas para buscar mais disputas em 2020

Os organizadores da NASCAR anunciaram algumas mudanças nas regras, nesta terça-feira, para a temporada 2020 da CUP, introduzindo um pacote de downforce reduzido projetado para melhorar a competição em circuitos mistos e os ovais curtos.

Revisão Francisco Brasil

As mudanças incluem spoilers, difusores e outros dispositivos aerodinâmicos que ficarão significativamente menores, em um esforço para colocar uma ênfase maior na capacidade do piloto, com menos força estabilizadora nessas pistas. O pacote se inspira em regras semelhantes usadas nas temporadas 2017-18.

“Nosso primeiro e principal objetivo é oferecer ótimas corridas, e acho que avaliamos constantemente as coisas que fazemos na pista, e mexemos onde precisamos, para melhorar essa situação para elas”, disse John Probst, Vice-presidente sênior de inovação e desenvolvimento de corridas da NASCAR. “E como parte de nossa crítica contínua a nós mesmos e a como estamos indo, sentimos que essa era uma boa oportunidade para melhorar o produto nas pistas curtas e nos mistos.”

Entre as alterações para essas pistas específicas:

  • Um spoiler traseiro significativamente menor, que diminui de uma altura de 8 polegadas para 2,75 polegadas.
  • A saliência do splitter dianteiro agora medirá um quarto de polegada (abaixo de 2 polegadas), com asas de aproximadamente 2 polegadas (reduzidas de 10,5 polegadas).
  • Alterações na bandeja do radiador, removendo a vedação vertical em um esforço para reduzir o downforce do front-end. As dimensões da panela permanecem as mesmas.

As mudanças entrarão em vigor para nove das 24 pistas – três mistos e seis ovais – que a NASCAR Cup Series visitará em 2020.

As seis pistas ovais que usarão as novas regras nesta temporada:

Bristol Motor Speedway (0,550 milhas)
Autódromo Internacional de Dover (1 milha)
Martinsville Speedway (0,550 milhas)
New Hampshire Motor Speedway (1,6 km)
Phoenix Raceway (1 milha)
Richmond Raceway (0,75 milhas
)

Todos os três circuitos mistos na programação da Cup Series terão as novas regras em vigor:

Charlotte Motor Speedway Roval (3,28 km)
Sonoma Raceway (4,1 km)
Watkins Glen International (4,45 km)

“Quando consideramos mudanças no pacote aerodinâmico, muitas vezes podemos olhar para trás em nosso manual, se você quiser, de épocas passadas”, disse Probst, “e há obviamente algumas vantagens e desvantagens que você faz entre a introdução de algo completamente novo que a indústria nunca viu, e algo que já corremos antes, onde temos um manual do nosso lado e (equipes) têm livros de configuração do seu lado. Nós sentimos que íamos olhar para os pacotes aerodinâmicos que executamos no passado e, olhando para trás, para muitas métricas competitivas que rastreamos, sentimos que os níveis de downforce de 2017 nesses tipos de traçados tinham um bom lado – corridas disputadas que nossos fãs gostaram.”

Probst ainda diz: “Então, em vez de apenas criar uma especificação aerodinâmica completamente nova, desconhecida para nós e, mais importante, para a indústria, sentimos que voltaríamos a algo que é testado e verdadeiro para nós e voltaríamos a um pacote que já executamos recentemente. Ao mesmo tempo, fizemos alguns pequenos ajustes nesse pacote para que ele se encaixasse no nosso pacote de pista intermediária atual, para minimizar ainda mais a necessidade das equipes de desenvolver esse pacote.”

Probst disse que as mudanças aerodinâmicas foram recebidas com uma “ampla base de apoio” em reuniões que foram realizadas inicialmente com as partes interessadas – abrangendo pilotos, engenheiros e chefes de equipe, representantes da Goodyear, fabricantes e parceiros de transmissão – durante a NASCAR Champions Week em dezembro em Nashville, Tennessee.

“Certamente do nosso ponto de vista, sentimos que este é um passo na direção certa para criar mais momentos emocionantes lado a lado durante a corrida”, disse Probst. “Obviamente, é na prática que isso irá se provar, mas isso certamente é algo que executamos antes de obter bons resultados”.

Foto destaque Jared C. Tilton | Getty Images

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *