Nas- Últimas Notícias

NASCAR Truck Series – Atual campeão da categoria, Brett Moffitt, sai na frente nos playoffs em Bristol!

  •  
  •  

Na última quinta-feira, dia 15/08, a Gander Outdoors NASCAR Truck Series entrou novamente na pista para a disputa de sua primeira etapa válida para a fase dos Playoffs da temporada de 2019.

Desta vez, o palco escolhido para esta festa era o circuito de apenas 0,5 milha de extensão (cerca de 800 metros) de Bristol, no estado norte americano do Tennessee, também conhecido como o último grande coliseu.

Em verdade, este era o primeiro para a decisão do campeonato e, ao final das primeiras três etapas, dois dos gladiadores das picapes serão eliminados pelo caminho.

Com um passo a frente dos demais, Brett Moffitt (24) foi o mais rápido nos treinos classificatórios e conquistou a posição de honra no grid de largada, partindo na primeira colocação.

Brett Moffitt (24) foi o mais rápido nos treinos classificatórios Foto Divulgação/Internet

Dada a largada, Moffitt mantém a ponta, mas é ultrapassado por Ross Chastain (45) na volta 11.

As disputas pelas posições intermediárias eram muito intensas, mas a liderança de Chastain só restou realmente ameaçada no final do primeiro estágio, devido a aproximação de Brett Moffitt e de Johnny Sauter (13).

Contudo, com um grande carro, Chastain conserva a liderança e cruza na frente a linha de chegada, vencendo o segmento número um da prova.

Durante as paradas nos boxes para reabastecimento e trocas de pneus, Moffitt ultrapassa Chastain e parte na liderança, contudo, já na relargada e Angela Ruch (44) vai para o muro e provoca uma bandeira amarela.

Em uma disputa por posições, John Hunter Nemecheck (8) perde o controle do carro acerta o muro com a parte traseira de sua picape e, na volta, acerta a Ford F-150 n° 13 do finalista Johnny Sauter. Causando nova amarela.

Ford F-150 n° 13 do finalista Johnny Sauter danificada Foto Divulgação/Internet

Chastain recupera a liderança, mas, com Sauter evitando tomar uma volta fez de tudo para não ser ultrapassado, o que provocou uma alternância na liderança entre Moffitt e Chastain.

Ross Chastain até chega na frente na frente na última curva, mas é ultrapassado já na linha de chegada por Moffitt que, de forma extraordinária, vence o segundo segmento da prova.

Ross Chastain (45) e Brett Moffitt (24)
Foto Divulgação/Internet

Com uma nova parada nos boxes, Ross Chastain é punido por conta de um pneu que ficou descontrolado e, por conta do erro de sua equipe, caiu para o final do pelotão.

Desta forma, Grant Enfinger (98) relarga na primeira posição.

Daí por diante ocorreu uma sequencia de bandeiras amarelas, sendo que a primeira entre os pilotos, Tyler Dippel (02), Brennan Poole (30), Dillon Lipton (15) e Timmy Hill (56); e a segunda com Nathalie Decker (54).

A terceira amarela veio por conta do contato entre Matt Crafton (88) e Stewart Friesen (52), ambos participantes dos playoffs.

Matt Crafton (88) e Stewart Friesen (52) Foto Divulgação/Internet

No intuito de auxiliar Natalie Decker a chegar aos boxes, o carro de serviço exagerou na dose e fez com que a mesma rodasse na pista.

A bandeira vermelha foi acionada por pouco tempo e, já na relargada, Sam Mayer (21) vai para o muro, causando a necessidade de uma nova intervenção.

Com a relargada a poucas voltas do final, Brett Moffit (24) vinha pela liderança e, ao final, com a garra e a firmeza de um campeão, Brett Moffitt (24) cruza na frente a linha de meta e vence a etapa de Bristol, classificando-se automaticamente para o round of 6 dos playoffs da categoria e mantendo vivas as chances de seu bicampeonato.

Brett Moffitt (24) cruza na frente
Foto Divulgação/Internet

No segundo posto, cruzou a linha de chegada Chandler Smith (51) e, em terceiro, completando o top 3 desta etapa, atingiu a meta o piloto Ross Chastain (45).

Brett Moffitt é o primeiro a se classificar para o próximo round Foto Divulgação/Internet

PLAYOFFS

Como se vê, a fase decisiva para a definição do título da temporada de 2019 da Gander Outdoors NASCAR Truck Series se iniciou e, com uma precisão cirúrgica, além de uma garra que deve ser demonstrada por todo e qualquer campeão, Brett Moffitt é o primeiro a se classificar para o próximo round, deixando as outras 5 vagas remanescentes para serem disputadas de forma direta pelos outros 7 competidores.

Lembro que a conquista de uma vitória por um finalista nesta parte do campeonato lhe garante passaporte direto para a fase seguinte (round of 6), e foi o que aconteceu com o atual campeão da categoria.

Em um princípio de prova onde parecia que a corrida estava nas mãos de Ross Chastain (45), a caixinha de surpresa da NASCAR entra novamente em cena e, com uma pitada a mais de tempero, trouxe Moffitt novamente para o jogo.

Daqui pra frente, ir bem em todas as provas é obrigação de todos os finalistas, caso ainda tenham a intenção de continuar vivos na disputa pelo título e a exceção a esta regra, ao menos nas próximas duas corridas, é mesmo Moffitt, justamente por já ter se classificado para o próximo round, como acima mencionado.

 E assim, depois da prova de Bristol, a situação dos playoffs é a seguinte:

1 – Brett Moffitt (24) – 2.081 pontos (Garantido no Round of 6);

2 – Ross Chastain (45) – 2.065 pontos;

3 – Stewart Friesen (52) – 2.057 Pontos;

4 – Grant Enginger (98) – 2.053 pontos;

5 – Matt Crafton (88) – 2.053 pontos;

6 – Johnny Sauter (13) – 2.043 Pontos;

7 – Austin Hill (16) – 2.040 pontos; e

8 – Tyler Ankrun (17) – 2.030 pontos.

Brett Moffitt (24) – 2.081 pontos (Garantido no Round of 6)
Foto Divulgação/Internet

A próxima etapa da Gander Outdoors Truck Series será a segunda dos playoffs e acontecerá no dia 25/08, no circuito misto de Mosport Park com 2,459 milhas de extensão e que se localiza na província de Ontario, no Canadá.

Até lá!

Alex Leonello Teixeira

Twitter: @alexleonello

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *