NASCAR: Em dia chuvoso o sol brilhou para Bubba Wallace.


A chuva marcou presen√ßa novamente em Talladega na tarde desta segunda-feira. Ap√≥s duas paralisa√ß√Ķes devido √† chuva, Bubba Wallace foi declarado vencedor com o encerramento antecipado da prova.


Após quase 24 horas de atraso devido às chuvas no domingo. A Nascar finalmente conseguiu largar nesta segunda-feira para a realização da prova em Talladega, no estado do Alabama. A prova foi a segunda corrida do round 12 dos playoffs. 

A disputa seria em caráter de urgência. Já que a chuva era uma preocupação constante, podendo assim encerrar a disputa antes das 188 voltas programadas. 

Originalmente a prova foi dividida em 3 segmentos. Dois primeiros segmentos com 60 voltas cada e o √ļltimo com 68 voltas. Por√©m a prova tornaria-se v√°lida ap√≥s 94 voltas caso a chuva desse o ar da gra√ßa novamente em Talladega.

Como de costume em super ovais, v√°rias trocas de posi√ß√Ķes, mas principalmente v√°rias trocas de lideran√ßa. Foram mais de 8 l√≠deres diferentes apenas nas primeiras 60 voltas.

EST√ĀGIO 1

Um segmento tranquilo em rela√ß√£o a bandeiras amarelas. Apenas 2 interven√ß√Ķes do carro de seguran√ßa. A primeira amarela aconteceu na volta 25. J√° estava programada, era a amarela da competi√ß√£o. Durante a parada nos pits durante o primeiro safety car, Denny Hamlin acabou passando reto em seus box e perdeu muito tempo caindo l√° para o final do pelot√£o. Nada comparado com os problemas que Kyle Larson enfrentaria no final do segmento. Justin Allgaier que estava fazendo essa etapa da Cup no carro #77, acabou levando um toque de William Byron. Allgaier rodou e acabou acertando a lateral do Camaro #5 de Kyle Larson que bateu no muro. Outro envolvido no acidente foi Chase Briscoe. Justin Allgaier abandonou logo ap√≥s o acidente. J√° Larson conseguiu levar seu carro para os pits. Dando continuidade na disputa mesmo com o carro danificado. O acidente aconteceu faltando apenas 3 voltas para o final do segmento. No momento em que amarela foi deflagrada o l√≠der era Chris Buescher, Buescher conquistou apenas seu segundo segmento na temporada. Outro piloto com problemas foi Kevin Harvick. Um dos grandes nomes do primeiro est√°gio. O piloto do Ford #4 saiu dos pits em primeiro, mas foi obrigado a retornar e fazer uma parada extra devido problemas no pneu.

EST√ĀGIO 2

Logo na primeira volta, Kyle Larson teve um estouro de pneu chamando a amarela. Estouro de pneu que foi reflexo do acidente sofrido no final do segmento anterior. Com essa amarela os pits abriram e pensando na possibilidade do encerramento prematuro da prova, muitos pilotos optaram por entrar novamente nos boxes para reabastecimento. A chuva era uma realidade muito preocupante. Tanto que uma leve garoa foi constante durante o início do segundo segmento, porém a leve garoa logo se tornou uma chuva mais pesada. Principalmente nas curvas 1 e 2. Obrigando a Nascar a deflagrar a bandeira vermelha com apenas 17 voltas completadas no segmento 2. O líder no momento em que foi acionada a bandeira vermelha era Cody Ware.

A bandeira amarela foi dada após aproximadamente 30 minutos de interrupção. Novamente os pilotos entraram nos boxes e após as paradas o líder era novamente um outsider. Justin Haley com Corey Lajoie em segundo fechando a primeira fila. 

A prova seguiu sem maiores incidentes e a volta 94 foi completada com Christopher Bell na liderança. A partir da volta 94 a prova já poderia ser encerrada caso a chuva voltasse. 

 

Na volta 96 nova amarela. Alex Bowman que necessitava de um bom resultado na prova de hoje, acabou levando um toque de Rick Stenhouse Jr que foi empurrado por Chase Elliott. Bowman foi ao muro, levando junto, Ross Chastain, Tyler Reddick, Martin Truex Jr, Kyle Busch entre outros. Pior para Bowman que abandonou imediatamente. Kyle Busch, Truex Jr e Ross Chastain tiveram danos mais leves, mas mesmo assim ainda consider√°veis, tendo que parar nos pits para reparos em seus carros.

Faltando 5 voltas para o final do segmento 2. Foi a vez de William Byron dar adeus a corrida. Após acertar Chris Buescher. Matt Dibenedetto também acabou se envolvendo no acidente. O acidente obrigou o abandono dos três pilotos envolvidos. Pior para Byron que já estava em situação complicada nos playoffs.

Quando a amarela foi acionada, Bubba Wallace era o líder. E assim como no início do segmento, a chuva retornou obrigando a Nascar a dar novamente uma bandeira vermelha.

A chuva não diminuiu e assim obrigou a Nascar a encerrar a prova com 117 voltas completadas das 188 programadas. Com isso Bubba Wallace foi declarado vencedor. Assim como na Truck Series e na Xfinity Series, a Cup Series teve um vencedor inédito na categoria. As três vitórias no mesmo oval e no mesmo final de semana. Mais um marco histórico para a Nascar. 

Se o round 12 acabasse agora os eliminados seriam 

9- Kevin Harvick (-9 pontos)
10- Christopher Bell (-28 pontos)
11- William Byron (-44 pontos)*
12- Alex Bowman (-52 pontos)*

*somente com vitória avança para próxima fase

A próxima prova acontece domingo que vem 10/10 no Roval de Charlotte. A prova do ano passado foi vencida por Chase Elliott que também foi marcada pela chuva.

Fotos nascar.com

 

Keko Gomes

Autor

Keko Gomes

TAGS:
nascar
talladega
race
racing
USA
PLAYOFFS