IMSA

Pipo Derani vence as 10 Horas de Petit Le Mans e é campeão Norte-americano de Endurance

  •  
  •  

Em disputa emocionante, brasileiro assume a liderança a 20 minutos do final e garante a vitória e o sexto título consecutivo da equipe Action Express Racing no IMSA Michelin Endurance Cup

Eric Curran, Felipe Nasr e Derani (esq. para a dir.) comemoram no pódio (José Mário Dias)

Não tem nada melhor do que festejar o aniversário fazendo o que gosta e, melhor ainda, vencendo. Foi assim a comemoração do brasileiro Pipo Derani, que completou neste sábado 26 anos e venceu de forma emocionante as 10 Horas de Petit Le Mans, em Road Atlanta.

Ao lado dos companheiros Felipe Nasr e Eric Curran, Derani deu à equipe Action Express Racing o sexto título consecutivo do Campeonato Norte-americano de Endurance (IMSA Michelin Endurance Cup), que engloba as quatro provas longas da competição (24 Horas de Daytona, 12 Horas de Sebring, 6 Horas de Watkins Glen e 10 Horas de Petit Le Mans).

A prova deste sábado também encerrou a temporada 2019 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship. Derani e Nasr foram os vice-campeões gerais.

Brasileiro celebra (José Mário Dias)

Foi a segunda vitória da equipe na temporada 2019, após a conquista das 12 Horas de Sebring em março. Derani, Nasr e Curran também foram ao pódio nas 24 Horas de Daytona, chegando em segundo. Na temporada regular, os brasileiros ainda conquistaram pódios em Detroit e Laguna Seca.

Derani assumiu a liderança das 10 Horas de Petit Le Mans quando faltavam apenas 20 minutos para o final e trouxe pra casa a vitória para o # 31 Whelen Engineering Racing Cadillac DPi-V.R, que largou na pole position.

“Finalmente, consegui vencer aqui, em minha quarta tentativa. É incrível”, declarou Derani no pódio. Nos anos anteriores, pela equipe ESM, o brasileiro já havia conquistado uma pole e um segundo lugar em Road Atlanta.

Pipo Derani: vitória no dia do aniversário nas 10H de Petit Le Mans
(José Mário Dias)

“Infelizmente, não conseguimos o título da temporada completa, mas terminamos o campeonato com este grande resultado, o que nos deixa bastante animados para o ano que vem”, continuou Derani.

“Sem dúvida, foi um grande presente de aniversário. Estou muito feliz e realmente orgulhoso por fazer parte desta equipe. Gostaria de agradecer muito à Whelen, à Action Express, à Cadillac e a todos que fazem parte deste programa, além é claro da nossa equipe pelos pit stops perfeitos. Somos os campeões de Petit Le Mans!”, comemorou o jovem brasileiro, tricampeão das 12 Horas de Sebring.

Desde que vez sua transição para os carros de endurance, Derani vem se consagrando como um dos grandes nomes da modalidade mundial. Em 2016, venceu em sua primeira tentativa as 24 Horas de Daytona e, no mesmo ano, faturou pela primeira vez as 12 Horas de Sebring, repetindo o feito em 2018 e 2019. Fora dos Estados Unidos, também tem grandes conquistas e é um dos poucos pilotos a conquistar pódios na história do FIA WEC nas categorias LMP1, LMP2 e LMGTe Pro.

Derani já está confirmado na temporada 2020 do IMSA e segue na equipe Action Express Racing ao lado de Nasr. Nas provas longas, os brasileiros terão como companheiro o português Filipe Albuquerque.

Os 10 primeiros nas 10 Horas de Petit Le Mans:
1 F. Nasr / E. Curran / P. Derani (Whelen Engineering Racing Cadillac DPi) 465 voltas em 10:00:40.809
2 R. Van Der Zande / J. Taylor/ M. Vaxiviere (Konica Minolta Cadillac DPi-V.R) + 0.996
3 R. Taylor / H. Castroneves / G. Rahal (Acura Team Penske Acura DPi) + 9.842
6 D. Cameron / J. Montoya / S. Pagenaud (Acura Team Penske Acura DPi) + 1 Volta
5 S. Trummer / S. Simpson / C. Miller (JDC-Miller MotorSports Cadillac DPi) + 1 Volta
6 O. Jarvis / T. Nunez / T. Bernhard (Mazda Team Joest Mazda DPi) 463 + 2 Voltas
5 J. Barbosa / M. Conway / F. Albuquerque (Mustang Sampling Racing Cadillac DPi) + 6 Voltas
8 J. Bennett / C. Braun / R. Dumas (CORE autosport Nissan DPi) + 8 Voltas
85 M. Goikhberg / T. Vautier/ J. Piedrahita (JDC-Miller MotorSports Cadillac DPi) + 19 Voltas
10 J. Calado / A. Pier Guidi / D. Serra (Risi Competizione Ferrari 488 GTE) + 31 Voltas

Site: www.pipoderani.com.br
Facebook: facebook.com/PIPODERANI
Instagram: @pipoderani
Twitter: @pipoderani

Foto destaque (José Mário Dias)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *