Destaques Moto

Spotters: Final do Superbike Brasil

  •  
  •  

Chegamos ao final de mais uma temporada, que foi conturbada por questões de segurança, uma vez que em duas etapas tivemos mortes de pilotos que levantaram um questionamento sobre o campeonato. Etapas foram alteradas e mudanças foram solicitadas em Interlagos onde aconteceram os principais incidentes.

Texto Fabricio Barbosa
http://www.Instagram.com/toqueracing
Revisão Francisco Brasil

A polêmica causou uma reviravolta, onde equipes e montadoras deixaram o campeonato ate que tivesse alguma mudança significativa para segurança do evento, e após alguns ajustes as equipes retornaram e o campeonato se manteve.

E a última etapa do campeonato chegou com os classificatórios na sexta, devido a etapa da Porsche. Na disputa pelo título o ídolo brasileiro Alex Barros e o atual ídolo e piloto da MotoE Eric Granado. Nos classificatórios, Granado sai na frente conquistando a pole com Barros em segundo prometendo uma corrida emocionante.

Foto Twitter/SuperBikeBrasil

Mas como todo o campeonato, a última etapa não podia deixar de ter polêmica: o piloto que estava na disputa do Título Alex Barros emite uma nota que não vai participar da última etapa. Confira a nota que ele emitiu em suas redes sociais:

Bom Dia meus amigos!

Gostaria de agradecer a todos que me acompanham e sempre me mandaram mensagens de força e apoio, agradecer por toda a torcida e sou muito grato por todo o carinho e atenção.

Mesmo com dificuldades físicas e lesões que ainda venho carregando, sempre nos esforçamos para estar competitivos e somarmos para proporcionar o melhor espetáculo.

Todos nós precisamos saber o que significa ser honesto. Honestidade é muito mais do que não mentir. É falar a verdade, contar a verdade, viver a verdade e amar a verdade.

Porém os fatos ocorridos recentemente me fizeram tomar esta decisão, eu Alex Barros não vou correr neste domingo na última etapa do SBK Brasil dia 01/12 e também a equipe Alex Barros Racing encerra por completo suas atividades agora e futuras no SBK Brasil.

Peço desculpas por criar qualquer transtorno pelo inconveniente, mas para mim a verdade é a base da formação.

Agradeço a compreensão de todos vocês.

Grande Abraço

Segundo informações, a equipe Alex Barros Racing havia solicitado a vistoria da moto de Eric Granado, da Honda Racing, por suspeitar que o equipamento estaria fora do regulamento. A vistoria foi feita por uma empresa privada e nada foi constado de anormal, mesmo com o resultado da vistoria a acusação foi levado ao tribunal desportivo. A organizadora do evento também se pronunciou sobre o ocorrido, conforme abaixo:

Nota de esclarecimento – SBK Brasil

Na tarde deste sábado (30 de novembro), a organização do SBK Brasil ficou ciente do comunicado realizado pelo piloto Alex Barros em que declara que não irá participar das corridas deste domingo, válidas pela etapa final da temporada 2019. Atualmente Alex Barros ocupa a 2° posição geral na categoria principal, SuperBike, com chances de conquistar o título. Ele largaria em 2° lugar nesta etapa.

O SBK Brasil reconhece e agradece toda a contribuição de Barros ao esporte e ao evento, entretanto, embora respeite sua decisão, a organização lamenta pelo impacto gerado aos patrocinadores e sobretudo aos inúmeros fãs que se programaram para assistir à última etapa neste domingo e prestigiá-lo nas pistas nesta grande final.

Com relação as declarações realizadas sobre fatos que possam questionar a conduta do campeonato, esclarecemos que o SBK Brasil é um campeonato privado, submisso as regras e condições impostas pela CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo, responsável pelos regulamentos, procedimentos, vistorias e demais práticas desportivas.

A organização esclarece ainda os seguintes fatos já noticiados;

Durante a 7ª etapa, em Goiânia, Barros ingressou com um recurso para que a motocicleta de Eric Granado, da Honda Racing Brasil, tivesse seu motor vistoriado.

Seguindo os procedimentos, a moto foi confiscada, lacrada, e transportada para um órgão independente (SENAI), que performou na presença de todos os envolvidos todas as medições e pesagens. Emitindo um relatório que, por sua vez, amparou a Confederação a publicar a decisão final de total conformidade técnica do motor da moto de Eric Granado em relação aos únicos três itens que são restritos no regulamento 2019 – são eles: pistão, biela, e virabrequim.
Todos os testes e análises foram performados por engenheiros e professores da entidade, confrontados com as especificações e circulares da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), os quais fundamentaram as afirmações.

Dentro de seus direitos, a equipe protestante não aceitou a decisão da Confederação, e optou por recorrer ao STJD – Superior Tribunal de Justiça Desportiva, onde um júri, composto por no mínimo 5 advogados, todos indicados pela OAB, avaliaram a demanda.

Na tarde desta última sexta, 29 de novembro, após protestante (Barros) e protestado (CBM) protocolarem suas defesas, foi deliberado por unanimidade a confirmação de que o relatório da Confederação estava correto, e sendo assim sua decisão de conformidade da moto de Eric Granado.

O campeonato mais uma vez lamenta, e reitera que segue as decisões tomadas pelos órgãos competentes.

Foto Twitter/SuperBikeBrasil

Na pista Granado foi soberano nas duas provas vencendo e conquistando o tri campeonato da categoria, ainda viu seu colega de equipe Pedro Sampaio obter dois segundos lugares, conquistando assim o vice campeonado e um bom resultado para a Honda Racing. Os top 5 das duas corrida ficaram assim:

SUPERBIKE – 1ª CORRIDA
1) 51-Eric Granado
2) 28-Pedro Sampaio
3) 41-Maximiliano Gerardo
4) 17-Danilo Lewis
5) 260-Matheus Barbosa

SUPERBIKE – 2ª CORRIDA
1) 51-Eric Granado
2) 28-Pedro Sampaio
3) 17-Danilo Lewis
4) 41-Maximiliano Gerardo
5) 260-Matheus Barbosa

Para 2020 nós amantes da velocidade sobre duas rodas esperamos um campeonato mais disputados nas pistas e com a segurança necessária para disputas emocionantes.

Foto destaque J Capreti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *